sexta-feira, 19 de março de 2010

Proporção: aprendendo a dividir.

A noção de beleza vem do conceito de simetria e proporção. Todos nós sabemos que os seres humanos normais - Ana Paula Arósio e Gianecchini estão fora! - não temos o rosto divididinho em segmentos iguais, simétricos e proporcionais. Mas a questão não é o que é a realidade. Para começar a desenhar, você vai precisar sair de um modelo universal, uma base, para todos os outros rostos que você for criar.


Um rosto básico, para desenho, é dividido pela metade, para fazer a linha dos olhos. Palavra, gente, os olhos ficam na metade da cabeça. Vocês acham que eles ficam mais para a cima porque estão confundindo cabeça com face! Então, um rosto proporcional fica dividido assim:

Metade: linha dos olhos
Metade da metade de baixo: linha da base do nariz.
Metade da metade embaixo da metade de baixo: boca.

Um rosto humano não é tão certinho. Veja a bonitinha Laura Prepon. Ela é linda mas é queixuda. Há um pouquinho de estrabismo e o nariz é maior do que a maioria das atrizes "plastificadas" de Hollywood.


Note também que a linha que divide a metade da metade da parte de baixo do rosto (ufa!) - a linha da boca - marca na verdade a divisão entre os dentes de cima e os de baixo. Note que a maioria das pessoas sempre encosta os dentes de cima no lábio inferior.

Não era o caso do meu avô, infelizmente.

Ou talvez tenha sido o mau-humor do véio Pascoal que tenha entortado a cara dele...

Isso é legal quando se trata de criar personagens. As pessoas mais velhas têm as suas atitudes marcadas no rosto. Pessoas bonitas, justamente por serem lindinhas, não têm nenhum traço marcante. Se você pretende usar desenho para ilustrar ou para criar histórias, aposte nos feios. São eles que "temperam" sua história ou sua ilustração.



A linha da boca realmente fica acima da linha proporcional na maioria das pessoas. Mas isso só vai ser importante quando você já tiver controle das proporções. Até lá, trabalhe em rostos previsíveis e simétricos.

3 comentários:

  1. Morri com a foto do seu avô! Volta a escrever no blog, você dá muitas dicas boas!

    ResponderExcluir
  2. Estava procurando um blog bom com dicas para desenhar. Acho o seu um dos melhores. Volta a escrever nele! Eu serei o mais fiel.

    ResponderExcluir