quarta-feira, 6 de maio de 2009

Traço - O começo de tudo

Bom, alunos queridos...

Demorou um bocado, mas antes tarde do que nunca. Vamos colocar aqui as aulas mais manjadas do nosso curso. Vamos combinar que, quanto mais antiga a postagem, mais essencial ela é para o bom andamento do seu aprendizado.

Não adianta que todo desenho - Margá, Comics, Ilustração, Cartoon etc. - vai ter sua base em um bom traço. Se você continua cheirando o papel, calcando o lápis como se desejasse gravar o desenho na mesa e gastando uma borracha por semana, a coisa não vai nada bem.

Vamos dar um exemplo aqui: digamos que eu queira desenhar...

... uma maçã e um copo!

Ninguém jamais me viu desenhar isso nas minhas aulas!!!
Nem vai ver agora... Não dá pra ver nada! Mas é assim mesmo, tá? O esboço do desenho é feito bem de leve. Por isso eu insisto com meus alunos para que usem lápis gordurosos como o 6b.

Não entendeu? É porque quanto mais grosso o lápis, mais você vai precisar controlar seu bracinho para não borrar tudo. Veja bem: não é controlar o dedo ou o pulso - é controlar o BRAÇO. O traço nasce do ombro.

Agora, desencosta o raio do pulso da mesa, levanta o cotovelo só um pouquinho... NÃO É PARA VOAR, NÃO! É só um pouquinho para não esbarrar na mesa... e me faça uma folhinha de exercícios assim:



Com o mesmo lápis vamos fazendo traços mais claros e escuros, e vamos fazendo traços circulares. O objetivo deste exercício não é fazer uma folha bonitinha, mas soltar o seu braço até que você pare de fazer os traços cabeludinhos que não vão te levar a nada. Treine bastante e sempre. Este é um exercício que eu faço até hoje quando o braço resolve não obedecer a necessitade de desenhar. Exercício de relaxamento é assim mesmo. Todo mundo precisa fazer de vez em quando.

Agora, vamos voltar para a maçã e o copo. Traços muito fininhos, hein? Nada de usar a borracha. Você não tem compromisso nenhum com esse desenho! Sabe o que acontece se ele ficar ruim? NADA! Ninguém vai saber. Nem EU vou saber.

Não sei quanto a vocês, mas eu resolvi mudar meu copinho de lugar. Ele fica mais bonitinho perto da maçã. Não, não vou apagar nada! Deixa o fantasma do copo antigo aí. Ele não está incomodando ninguém.

A maçã chega um pouquinho mais prá lá... O traço tá ficando forte! Por isso eu tenho que fazer um troço muito fraquinho no início. Larga essa borracha! Deixa o desenho assim.

AGORA eu posso forçar um pouco o meu traço, só para ter certeza de quais são os contornos do meu desenho. Preste atenção numa coisa: essa imagem foi tratada para que você consiga enxergar alguma coisa. Além do mais, os desenhos em preto e branco ficam mais intensos no computador. Ou seja: NÃO FORCE O SEU TRAÇO NESTE MOMENTO, aí só está mais forte para que você entenda o momento de definir o desenho. VOCÊ FARÁ UM TRAÇO MAIS FRACO QUE ESSE!


Luz e sombra para tirar a impressão de “desenho da classe da tia Célia”. Só que eu esqueci de colocar um guardanapo entre minha mão direita e o papel. A mão suada espalhou o grafite fazendo uma pequena lambança. Isso é para ensinar a vocês que ninguém é perfeito.


Pronto! Aí está o momento em que eu usei a borracha. Eu usei a borracha limpa-tipos apenas para controlar a lambança e abrir os claros. O desenho está simples, não tem fundo, não tem perspectiva, não tem vergonha, não tem nada de interessante, mas o controle do traço é importante desde o início do aprendizado. Está aí uma imagem despretenciosa para você copiar descaradamente quantas vezes achar necessário.


Quem quer mesmo aprender algum ofício, alguma técnica, precisa abrir mão de fazer as coisas somente do seu jeito um pouco. Você não vai perder a capacidade de desenhar se tentar fazer as coisas com um pouco de técnica - muito menos vai perder a naturalidade. Você certamente vai ganhar um bocado de controle.


Pode ser que você perca um pouco do seu orgulho, mas isso você acha de novo, fácil, fácil.


beijocas.

11 comentários:

  1. ai cara eu tava procurando no google com ter um traço mais fino pq meu traço eh mtu riscado
    achei mtu legal esse post vlw ae vo continua acompanhando o blog ae e pega mais dicas legais como essa vlw dinovo abrs

    ResponderExcluir
  2. Na cara dura eu digo o mesmo q o guri dai de cima! rssr
    Eu to aki de madruga procurando algo até o sono vir! Derrepente eu me deparo com este post!
    Eu desenho e desenho bem! So q ainda tenho os velhos e antigos abitos de alguem q naum buscou tecnica até agora!
    Mais é isso!
    Vlws pela camaradagem!
    Good job! XD

    ResponderExcluir
  3. muito bom o post. super descontraído! tô começando a desenhar e com certeza isso aqui vai me ajudar bastante.
    muito obrigado, fio.

    ResponderExcluir
  4. perfeito post,mas ainda tenho dificuldade em fazer a sombra,ficou um monte de traço sem direção ou reto,ou com direção,mas parescendo colorido ñ sombreado,poderia me ajudar?
    abraço

    ResponderExcluir
  5. PO eu Fiz um Quase identico mas naum fico muit
    legal, vcs podem me ajudar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que deve ser o lapis que vc esta usando ou fez algo diferente

      Excluir
  6. gostei (y) !!! só que estou atras rostos humanos !!!

    ResponderExcluir
  7. Pooh,mano,muito obrigado!
    Acho q vou conseguir mais volumes aos meus desenhos,e..
    Nada de borracha no começo :P . Obrigado,cara,ajudou muito.

    ResponderExcluir
  8. Gostei. Entendi. Era o que eu precisava. Legal. Grato.

    ResponderExcluir
  9. Pronto. Achei o blog que eu procurava!
    Vai pra área de trabalho.

    ResponderExcluir