quarta-feira, 31 de março de 2010

Proporção 2: aprendendo a dividir mais um pouco;

Se você estava tendo dificuldade de dividir o rosto na metade certinha, não vá dizendo que prefere desenhar corpo porque você vai se meter numa encrenca danada.

Aliás, você já viu isso aqui?
Pois é. O corpo humano é ainda mais exigente que o rosto. As proporções são mais complicadas ainda. O pé tem o mesmo tamanho que a parte interna do antebraço. Os cotovelos ficam na altura da cintura, mais ou menos onde a última costela fica. A mão tem o mesmo tamanho da face. Face não é a mesma coisa que cabeça. E as dificuldades não param por aí.

Ainda tem a questão do ritmo do traço. A não ser que você queira simplesmente parar por aqui, pois seu trabalho só vai pedir de você um conhecimento básico do corpo, tudo bem. Provavelmente você está pensando em trabalhar em Desenho de Moda. Tem uma página separada pra você. Eu acho que você deve se preparar para uma decepção, mas eu deixo isso com você...

Quando a você, possível Mangaká, Ilustrador, Quadrinista, Pintor, Curioso, Xereta ou seja lá o que você quer ser, vamos ver com quantas cabeças se faz um corpo.

Sete e meia...

... ou oito.

Pode ser oito e meia, pode ser nove, mas você sempre vai precisar tomar cuidado para a cabeça ficar proporcional ao corpo. Se você fizer uma figura enorme com uma cabeça pequenininha, vai acabar com a seriedade do seu trabalho.

Vá treinando e rabiscando. Não é o tipo de troço que a gente aprende em duas ou três aulas, não. Eu ainda tenho meus desafios. Todo artista tem.

Quem não tem desafios pra vencer e troço pra aprender, não é artista. Não é nem gente! Já morreu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário